segunda-feira, 6 de agosto de 2007

OCUPAÇÃO DA DIRETORIA UNESP MARILIA




Na noite do dia 15/05/2007, os estudantes da UNESP de Marília ocuparam o prédio administrativo, no qual se encontra a direção da mesma, sob as reivindicações estudantis tiradas em assembléia, bem como em repúdio aos ataques do governo Serra à autonomia universitária e a reforma do ensino superior propagada pelo governo Lula!
Completamos hoje (16/05/2007) mais de 24 horas de ocupação, com mais de 100 alunos, sem previsão de retirada: A LUTA CONTINUA!

Carta Aberta Sobre as Punições na Unesp Marília

Documento relata a situação dos estudantes na UNESP/Marília e a traição do reitor Marcos Macari, e pede envio massivo de mensagens contra o reitorado autoritário e seus representantes.

O dia 07 de abril foi marcado como dia de mobilização por “Assistência Estudantil plena e contra a Reforma Universitária” aprovado em Conselho de Entidades Estudantis da Unesp/Fatec (CEEUF) com mais de 50 Centros e Diretórios Acadêmicos. Ocorreram paralisações, piquetes, ocupações e atos em Franca, Presidente Prudente, Rosana, Bauru, Araraquara, Rio Claro, Marília e Ourinhos.

Em Marília a Assembléia Estudantil deliberou pela ocupação da direção do campus como fruto desse dia de mobilização unificada da Unesp, dando origem ao “VII MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO: SOB NOVA DIREÇÃO - 10 REAL”. A ocupação se deu por três eixos: a garantia do critério sócio-econômico da bolsa PAE; a instalação de impressoras no laboratório de informática, a construção de um Restaurante Universitário.

A direção do campus tentava mais uma vez eliminar o critério sócio-econômico da bolsa de apoio ao estudante. Arbitrariamente a vice-diretora Cândida ignorava a lista dos beneficiados da Comissão de Bolsa PAE e Moradia – a qual ela presidia – e trocava por uma nova lista feita por ela estabelecendo o critério de cursos para a distribuição das bolsas. O absurdo chegou ao ponto de estudantes com renda por cabeça superior a R$ 2.000 serem contemplados enquanto estudantes com renda bruta de toda a família inferior a R$1.000 foram desclassificados.

Somou-se a isso a vinda do reitor Marcos Macari a Marília no dia 08 de Abril em que aproveitaríamos para negociar nossa pauta de reivindicação. Tanto Reitoria e direção reconheceram o movimento de ocupação como legítimo, em um golpe demagógico o Sr. Diretor Tullo Vigevani entregou as chaves da direção e a reitoria chamava o movimento de ocupação para compor a mesa da congregação que discutiria essa pauta. Reitoria e direção acordaram em atender às reivindicações, chegando inclusive a colaborar financeiramente com a ocupação: inverteram o critério da seleção de bolsa PAE, instalaram impressoras a laser no LABI e abriram licitação para o início da construção do Restaurante Universitário.

Negociamos com a direção da faculdade que desocuparíamos com um acordo de não punição a ao movimento estudantil. Assinado esse termo pelo diretor e vice desocupamos dia 12 de abril.

Passados 09 meses desde a ocupação, nos é entregue o Relatório Final da Comissão de Sindicância de Averiguação. Uma comissão responsável por apurar um suposto arrombamento de um armário com documentos sigilosos da Comissão de Ética e Pesquisa. O resultado sentencia e pede a cabeça de 15 estudantes por terem participado do movimento de ocupação, incluindo entre esses toda a diretoria do Diretório Acadêmico XV de Março.

Junto a isso, ocorrem nessa Universidade um processo de expulsão de 7 estudantes em Franca e outras 2 em Araraquara. Uma ofensiva brutal da Reitoria e do Governo do Estado de São Paulo ao movimento estudantil dessa universidade para calar os que lutam ofensivamente contra os cortes de verbas proporcionados por Geraldo Alckmin, Marcos Macari e nossos diretores.

É evidente que essas punições tem um caráter completamente político e que se coloca a serviço de facilitar a vida dos que querem destruir e elitizar cada vez mais a Universidade Pública.

Para isso pedimos todas a solidariedade contra a política repressora do Governador Geraldo Alckmin/Marcos Macari/Tullo Vigevani que já expulsou 7 estudantes em Franca e agora miram seus canhões para Marília e Araraquara em plenas férias.

ASSEMBLÉIA GERAL ÀS 19H00 NO SAGUÃO SEGUNDA-FEIRA (12/12)
Comitê contra a Repressão Unesp Marília

Os e-mails devem ser enviados a diretor@marilia.unesp.br; vice-
diretor@marilia.unesp.br; macari@fcav.unesp.br; louzas@reitoria.unesp.br com
cópia para repressao_unesp@yahoo.com.br

























































Nenhum comentário:

MATERIAS PUBLICADAS


universidade livre

universidade livre

Mural da cultura da ocupaçao

Mural da cultura da ocupaçao

Arquivo (((Ocupa)))

Arquivo  (((Ocupa)))
Leia mais

Mural da cultura da ocupaçao

Mural da cultura da ocupaçao

usp unesp fatec e unicamp na L.uta Professor Funcionario e Estudante

usp unesp fatec  e  unicamp na L.uta Professor  Funcionario e  Estudante
Todos a Luta por uma Universidade publica e de qualidade

amanha vai ser maior

amanha  vai  ser  maior

moção de apoio

moção  de  apoio

assembleia geral dos estudantes

assembleia geral dos  estudantes
Enfrente a Reitoria ocupada

Universidade livre

Universidade  livre
auntonomia

moção de apoio

moção  de  apoio

todos por uma universidade livre

todos por  uma universidade  livre

universidade de são paulo

universidade de são paulo
((((((( usp )))))))))

assembleia geral dos estudantes

assembleia geral  dos  estudantes
dentro da Reitoria . deciden a ocupaçao

!!!!!!!!!!!!!!!!!autonomia já!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!autonomia já!!!!!!!!!!!!!!!!!!
fora os decretos

Mural da cultura da ocupçao

Mural da  cultura  da  ocupçao

Charge De Felipe Rios

Charge De Felipe Rios

fora os decretos

fora  os decretos

Todos a Luta

Todos  a  Luta

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(((ocupa)))!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(((ocupa)))!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(((((((((((((((OcUpA)))))))))))))

assembleia geral dos estudantes

assembleia  geral  dos  estudantes
enfrente da Reitoria

Assembleia dos Estudantes

Assembleia dos  Estudantes
Dentro da Reitoria Deciden a ocupçao

na charge de Flipe Rios

na  charge de  Flipe Rios

Mural da cultura da ocupaçao

Mural da cultura da ocupaçao

fora decretos

fora  decretos