terça-feira, 31 de julho de 2007

Aquecidos pelas mobilizações

Aquecidos pelas mobilizações que vem ocorrendo nas universidades do país, ocorreu no dia 20/06/2007 o Ato em Defesa da Universidade Pública.
Estudantes, professores, funcionários, servidores municipais e sindicato dos bancários de Maringá e Região compuseram a mobilização que contou com aproximadamente 400 pessoas.
O ato público representou um novo impulso para as mobilizações dentro da universidade, pois conseguiu unificar várias categorias com um único propósito, defender a Universidade Pública Gratuita e de Qualidade.
Esta mobilização foi uma conquista notável para a comunidade universitária uma vez que dialogamos com a população quando interrompemos a Avenida Colombo aproximadamente por meia hora e, sobretudo porque fomos ouvidos pela Reitoria da Universidade.
Após a Paralisação da Avenida Colombo (BR-376), os manifestantes dirigiram-se frente à Reitoria e realizaram uma Plenária, na qual os alunos fervorosos manifestaram diretamente ao reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário Neves de Azevedo suas indignações com a situação precária da universidade.
Respondendo ao movimento, o reitor e o vice-reitor aproximaram-se dos manifestantes e declararam apoio à manifestação, comprometendo-se a atender, a partir do segundo semestre, as reivindicações sugeridas por unanimidade pelos presentes na mobilização.
São essas reivindicações de encargo da reitoria:
- A abertura do Restaurante Universitário (RU) nos finais de semana e o acréscimo de café da manhã e a feijoada aos sábados ao cardápio;
- A construção do RU nas extensões da UEM;
- O regresso do aluguel das Cantinas para os Centros Acadêmicos do campus.
- A construção dos Laboratórios nas extensões que faltam, por exemplo, em Cidade Gaúcha;
- A realização de uma Assembléia Universitária (Professores, Estudantes e Funcionários) para que possamos discutir sistema de votação na eleição para Reitoria;
- O encaminhamento de um parecer da comissão indicada previamente pelo reitor e vice na construção da Casa do Estudante Universitário. Este parecer deverá ser entregue no prazo de 60 dias, ou seja, até 20 de Agosto de 2007 para que os estudantes tenham uma avaliação da situação que envolve a construção;
- A reitoria dará uma resposta às reivindicações, por escrito, até a 2a. Semana de aula do segundo semestre.
Caso as exigências não aconteçam os estudantes retornarão à reitoria solicitando o atendimento destas reivindicações.


Um dos pontos comprovado no Ato foi à ausência do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que tem a função de defender os interesses dos estudantes frente à administração da Universidade. Assim, os participantes decidiram encaminhar-se ao DCE. Estava presente no local um dos diretores da gestão, o acadêmico da Educação Física, Rodrigo Cotessoto. Os manifestantes exigiram do representante do Diretório – gestão Expressão – a abertura das portas da entidade para organizarem os próximos passos da luta.
Diante da negativa do diretor, os estudantes reivindicaram a convocação imediatamente de eleição, pois esta deveria ter ocorrido em Abril de 2007. Cotessoto pediu a palavra explicando que a eleição aconteceria depois do congresso da UNE (União nacional dos Estudantes), que deveria ter como prioridade representar os estudantes universitários. Houve um alvoroço por parte dos estudantes pedindo ELEIÇÃO JÁ, não a UNE e seu congresso fraudulento de apoio ao governo.
A indignação dos estudantes era tamanha que o diretor Rodrigo Cotessoto, chamou a policia com o intuito de reprimir o movimento. Desta forma, a Plenária decidiu enviar um documento ao DCE, dando-lhe o prazo de 24 horas para a convocação de uma reunião dos Centros Acadêmicos (CEEB) que indicará a data para a próxima eleição.
Segundo os manifestantes, silenciar neste momento é colocar-se de joelho diante das Reformas dos Governos Federal e Estadual que prejudicam a Universidade Pública.
Portanto o Ato em defesa a da Universidade Pública que ocorreu no dia 20 de junho de 2007 nas universidades estaduais paranaenses, além de ser uma vitória frente ao Governo Requião, torna-se um instrumento que nos impulsiona a lutar.

Nenhum comentário:

MATERIAS PUBLICADAS


universidade livre

universidade livre

Mural da cultura da ocupaçao

Mural da cultura da ocupaçao

Arquivo (((Ocupa)))

Arquivo  (((Ocupa)))
Leia mais

Mural da cultura da ocupaçao

Mural da cultura da ocupaçao

usp unesp fatec e unicamp na L.uta Professor Funcionario e Estudante

usp unesp fatec  e  unicamp na L.uta Professor  Funcionario e  Estudante
Todos a Luta por uma Universidade publica e de qualidade

amanha vai ser maior

amanha  vai  ser  maior

moção de apoio

moção  de  apoio

assembleia geral dos estudantes

assembleia geral dos  estudantes
Enfrente a Reitoria ocupada

Universidade livre

Universidade  livre
auntonomia

moção de apoio

moção  de  apoio

todos por uma universidade livre

todos por  uma universidade  livre

universidade de são paulo

universidade de são paulo
((((((( usp )))))))))

assembleia geral dos estudantes

assembleia geral  dos  estudantes
dentro da Reitoria . deciden a ocupaçao

!!!!!!!!!!!!!!!!!autonomia já!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!autonomia já!!!!!!!!!!!!!!!!!!
fora os decretos

Mural da cultura da ocupçao

Mural da  cultura  da  ocupçao

Charge De Felipe Rios

Charge De Felipe Rios

fora os decretos

fora  os decretos

Todos a Luta

Todos  a  Luta

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(((ocupa)))!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(((ocupa)))!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(((((((((((((((OcUpA)))))))))))))

assembleia geral dos estudantes

assembleia  geral  dos  estudantes
enfrente da Reitoria

Assembleia dos Estudantes

Assembleia dos  Estudantes
Dentro da Reitoria Deciden a ocupçao

na charge de Flipe Rios

na  charge de  Flipe Rios

Mural da cultura da ocupaçao

Mural da cultura da ocupaçao

fora decretos

fora  decretos